quinta-feira, 15 de março de 2012

Bolinhos de arroz


-Chien, quando jovem, era um devoto estudante do Budismo. Ele estudou todos os conceitos e doutrinas e tornou-se muito hábil em analisar os termos mais complexos. Considerava-se um entendido em filosofia budista. Sabia de cor o Sutra do Diamante e orgulhava-se de ter escrito um longo comentário sobre ele.


Um dia, sabendo que em outra cidade havia um grande sábio que dizia coisas com as quais ele não concordava, resolveu viajar até lá para provar, pelo seu conhecimento, que o sábio estava errado. Colocou o comentário sobre o Sutra do Diamante embaixo do braço e partiu.

No caminho, encontrou uma velha que vendia bolinhos de arroz.

“Gostaria de comprar alguns bolinhos, por favor.”

“Que livros está carregando?”, perguntou a velha.

“É o meu comentário sobre o sentido verdadeiro do Sutra do Diamante, mas você não sabe nada sobre esses assuntos profundos”, disse desprezando a vendedora de bolinhos.
“Vou lhe fazer uma pergunta e, se puder me responder, eu lhe darei os bolinhos de graça”, disse a velha.
Ele aceitou o desafio.


“Está escrito que a mente do passado é inatingível, a mente do futuro é inatingível e a mente do presente é inatingível. Diga-me com qual mente você vai se alimentar?”, perguntou.


Hsüan-Chien não soube o que dizer.

“Sinto muito, mas acho que terá que comer bolinhos em outro lugar”, disse a velha.


Participe dos encontros todas às 5º feiras as 20:30hs
Inscreva-se através do tel: 3171-0900 ou
e-mail:contato@clinicacomciencia.com.br

SEM CUSTO

Nenhum comentário: