quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

19. A Vida Diária é o Caminho


JOSHU perguntou a Nansen: “Qual é o caminho?”
Nansen disse: “A vida diária é o caminho.”
Joshu perguntou: “Ele pode ser estudado?”
Nansen disse: “Se você tentar estudá-lo, estará muito longe dele.”
Joshu perguntou: “Se eu não estudar, como saberei que ele é o caminho?”
Nansen disse: “O caminho não pertence ao mundo da percepção, nem pertence ao mundo da não-percepção. A cognição é uma ilusão e a não cognição é sem sentido. Se você quer alcançar o verdadeiro caminho que está além de qualquer dúvida, coloque-se num estado de liberdade semelhante ao céu. Você não chama isto nem de bom nem de não-bom.”
Com estas palavras Joshu iluminou-se.



Na primavera, centenas de flores;
No outono, uma lua cheia;
No verão, uma brisa refrescante;
No inverno, a neve lhe acompanhará.
Se coisas inúteis não se detêm em sua mente,
Qualquer estação é boa para você.

Participe dos encontros toda 5ª feira às 20:30.

Inscreva-se pelo tel.: 3171-0900 ou através do

e-mail: contato@clinicacomciencia.com.br.

Sem custos.

3 comentários:

cristiane disse...

teste

Letícia disse...

Quando ouvi esse Koan lebrei-me de um texto de Carlos Castañeda, reproduzindo uma fala de Dom Juan. Acho que cabe aqui.
"Tudo é um entre um milhão de caminhos. Portanto, você deve sempre ter em mente que um caminho não é mais que um caminho; se achar que não deve segui-lo, não deve segui-lo, não deve permanecer nele, sob nenhuma circunstância. Para ter uma clareza dessas, é preciso levar uma vida disciplinada. Só então você saberá que qualquer caminho não passa de um caminho, e não há afronta, para você nem para os outros, em largá-lo, se é isso o que seu coração lhe manda fazer. Mas sua decisão de continuar no caminho ou largá-lo deve ser isenta de medo e de ambição. Eu lhe aviso. Olhe bem para cada caminho, e com propósito. Experimente-o tantas vezes quanto achar necessário. Depois, pergunte-se, e só a si, uma coisa. Essa pergunta é uma que só os muitos velhos fazem. Meu benfeitor certa vez me contou a respeito, quando eu era jovem, e meu sangue era forte demais para poder entendê-la. Agora eu entendo. Dir-lhe-ei qual é: esse caminho tem coração? Todos os caminhos são os mesmos: não conduzem a lugar algum. São caminhos que atravessam o mato, ou que entram no mato. Em minha vida posso dizer que já passei por caminhos compridos, compridos, mas não estou em lugar algum. A pergunta de meu benfeitor agora tem significado. Esse caminho tem um coração? Se tiver, o caminho é bom; se não tiver, não presta. Ambos os caminhos não conduzem a parte alguma; mas um tem coração e o outro não. Um torna a viagem alegre; enquanto você o seguir, SERÁ UM COM ELE. O outro o fará maldizer sua vida. Um o torna forte; o outro o enfraquece."
(Carlos Castañeda. A Erva-do-Diabo)

Letícia disse...

Tudo é processo. É um caminho que se vai desvendando. Podemos escolher a direção, mas não podemos desenhá-lo a priore.
Vendo o filme "O Heroi" o trecho a seguir nos chamou a atenção e nos fez lembrar desse Koan. Vejam o que ele diz:
“No primeiro estágio, homem e espada tornam-se o mesmo. Até uma lâmina de grama pode ser letal.
No estágio seguinte, a espada reside não na mão, mas no coração. Mesmo sem arma, o guerreiro pode matar seu inimigo a cem passos.
Mas o ideal máximo é quando a espada desaparece totalmente. O guerreiro envolve tudo ao seu redor. O desejo de matar não existe mais. Só resta a paz.”
Ana Magalhães, Ana, Angêla, Cristina, Letícia, Regina, Virgínia)