Koan significa literalmente documento público (ko - documento; an - público/lei). Tem sido utilizado para designar uma anedota ou uma afirmação ou indagação feita por um mestre, visando abrir os olhos do discípulo para a realidade. O Koan funciona como fermento. Quando alcança as condições favoráveis, a mente desabrocha por si, pois, o sentido do Koan está no interior de cada individuo; o Koan apenas desperta este sentido para a consciência.
A sistematização do Koan impede a mera contemplação, captando a vida no seu ato de viver, transformando a experiência de viver no mestre da vida.
O Koan que parece intelectual ou dialético também nos leva, por fim, psicologicamente, ao centro conativo da consciência e, a seguir, à própria fonte (Suzuki)
O Koan fecha os possíveis acessos à racionalidade e intelectualização, fazendo aflorar uma atitude inquisidora e investigativa, condição fundamental para enfrentar a ignorância, os estados emocionais alterados e consequentemente o sofrimento físico e mental.
Na Medicina Tradicional Chinesa o sofrimento físico e mental constitui-se na gênese das doenças, assim o sistema de koans e as práticas Ch´an (Zen) vem contribuir para uma vida saudável.
10 comentários:
parabens a todos por este novo passo no sentido de compartilhar nossos segredos e opinioes , esperamos que realmente este comprometimento seja real e que pssamos expressar o que sentimos .
Êba! Já temos BLOG!
Que seja mesmo mais um espaço de troca marcada pela liberdade, respeito e confiança. Que os insights venham e que sejam aqui nutridos.
Dá uma sensação diferente de expansão.
É um exercício novo este veículo.
Vamos nessa.
Que bom que temos esse novo espaço.
Vou precisar de um tempo até me adaptar a ele. Mas, vamos nessa!
Que bacana usar a tecnologia para enriquecer as nossas almas! Que este blog nos ajude a aprofundar ainda mais as nossas conexões (conosco mesmo, entre nós e com o mundo).
Que legal! Mas vamos lá aos comentários. O texto sobre koan ficou bem legal, só faltou dizer que o mais importante neste aprendizado é o uso do sentir no lugar do pensar. Como somos seres pensantes, jamais deixaremos de fazê-lo, mas acho que no exercício de interpretação dos koans, usamos a análise cartesiana e lógica até seu limite e quando nada mais temos a acrescentar neste campo, nos libertamos e começamos a ter os insights. Isto que é bacana e tb acho que é por isto que muitas vezes eles nos acompanham por semanas e semanas...
"os tolos acreditam no que pensam, não no que vêem. os sábios acreditam no que vêem, não no que pensam"
Hello!
Olha eu aqui no blog!
Espero aprender muito com todos.
Bom, isso aqui já fez efeito.
Estou aprendendo o que é um blog, participando de um.
Acho que é assim mesmo, quanto mais pessoas, mais opiniões, mais visões, mais sentidos, mais lados, colocados a nossa frente,nos dão um conhecimento maior do todo e nos colocam mais próximos da realidade.
Beijos
Postar um comentário